top of page

Barracas de praia cearenses lucram com descumprimento das medidas contra a Covid-19 durante feriados

  • Foto do escritor: Expresso UFC
    Expresso UFC
  • 4 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Aglomerações registradas no litoral do estado impulsionaram a receita de barracas


Por Camila Magalhães e Laisa Guimarães


ree

Praia de Jericoacoara com aglomeração de banhistas no feriado de 7 de setembro.

Foto: Angélica Feitosa / Reprodução (O Povo)


Nos feriados dos dias 7 e 28 de setembro, várias praias do Ceará receberam presença massiva de pessoas, após o Governo do Estado autorizar que a população voltasse a frequentar barracas de praia. A retomada trouxe lucro a tais estabelecimentos, que haviam sofrido prejuízos devido ao isolamento social que vinha sendo praticado como parte das medidas de combate à pandemia de Covid 19. Contudo, esse cenário de lotação nos últimos feriados causou preocupação em especialistas, visto que pouco se constatou o uso de máscara por parte de quem ali se aglomerava, representando um descumprimento das normas de prevenção ao novo coronavírus.


"Os valores dos produtos não aumentaram, porém, os lucros foram bons nos feriados e finais de semana", relata o dono de uma barraca de praia em Jericoacoara. Nos dias de maior lotação, com cerca de 200 pessoas, o estabelecimento contrata diaristas para conter o número de clientes. "Acredito ser possível repor o prejuízo causado pelo período de isolamento em 3 meses", estima o empreendedor.


Entretanto, nem todas as barracas cearenses retomaram as atividades sem aumentar os preços de seus produtos. Segundo Edio Morais, 21, que esteve na Barra do Cauípe durante o feriado da Independência, os preços dos pratos de uma barraca que ele frequentara estavam mais elevados. "Todas as mesas estavam ocupadas, e não havia medidas de prevenção à Covid-19 no local", relata Edio.


A situação foi a mesma na barraca localizada em Jericoacoara. Quando perguntado sobre o cumprimento dos meios para evitar o contágio pelo vírus, o proprietário do estabelecimento informou: “A maioria chega sem máscara, mas estamos sempre alertando quanto ao seu uso.”


O Governo do Ceará renovou o decreto de isolamento social no estado no dia 10 de julho, permitindo a retomada das atividades das barracas de praia em Fortaleza e Região Metropolitana. A reabertura também foi autorizada em outros municípios cearenses. Em Jericoacoara, as barracas e restaurantes voltaram a funcionar no dia 8 de agosto.

Comentários


bottom of page